quarta-feira, 14 de junho de 2017

Maravilhas do Rock'n Roll - Anos 60/70: David Bowie

David Roberto Jones nasceu em Londres em 1947 e faleceu em janeiro de 2016, aos 69 anos, depois de um ano e meio sofrendo com um câncer severo. Foi um grande compositor, performer criativo e genial, que deixou um legado gigante para a música e para o Rock’n Roll. Para muitos que acreditam não terem conhecido bem o seu trabalho, vamos a algumas dicas.
Lá pelos idos de 1969/70, ele criou um estilo musical chamado "Glitter Rock", batizado no Brasil como "Rock Purpurina", que deu origem a uma das mais belas linhagens melódicas do Rock'n Roll no mundo inteiro.
Esse estilo foi o responsável pelo sucesso de grandes nomes da música mundial, como Black Sabbat, Sex Pistols, U-2, Ramones e, segundo alguns especialistas, até Madonna e Michael Jackson teriam se tornado os grandes sucessos que foram por causa da influência do Rock Purpurina, de David Bowie.
No Brasil, segundo a maioria dos teóricos, o estilo Purpurina foi responsável pela sucesso de, nada mais nada menos que Roberto Carlos, Erasmo Carlos, Raul Seixas, Rita Lee, Os Mutantes, Secos & Molhados e, mais recentemente, Legião Urbana, Titãs, Engenheiros do Hawaii, Blitz, etc, etc...
Sem contar o impulso na carreira do Nirvana, depois que eles homenagearam David Bowie gravando a sua música "The man who sold the world".
Facebook Post: David Bowie: O Camaleão do Rock
* Marcio Almeida é Engenheiro Mecânico e Engenheiro Industrial, Administrador de Empresas, Mestre em Gestão Governamental e Ciência Política, Especialista em Direito Administrativo Disciplinar, pesquisador autodidata em História da Música, História Natural e Sociologia, Nutrologia e Nutrição Esportiva. É Meio-Maratonista, ex Diretor de Auditoria Legislativa e ex Presidente de Processos Disciplinares na Administração Federal Brasileira, MM


Nenhum comentário: