tag:blogger.com,1999:blog-2269059345968232781.post8133616852418887202..comments2023-08-27T04:50:32.452-03:00Comments on Documentalium: Brasília: Antipolítica Pública, Desgoverno ou Incompetência?Μασcισ Αζmειδαhttp://www.blogger.com/profile/12519633286081223660noreply@blogger.comBlogger4125tag:blogger.com,1999:blog-2269059345968232781.post-54950445294643360002008-05-16T17:02:00.000-03:002008-05-16T17:02:00.000-03:00Rodrigo,Obrigado pelos seus comentários. Você comp...Rodrigo,<BR/>Obrigado pelos seus comentários. Você compelementa e detalha, com propriedade, alguns fatos interessantes, especialmente no que se refere a Águas Claras e aos taxistas "folgados" (acho que podemos qualificá-los assim, sem medo de cometer discriminação injusta, uma vez que a sua observação é a mais pura verdade).<BR/>Abraço.<BR/>Márcio Almeida.Μασcισ Αζmειδαhttps://www.blogger.com/profile/12519633286081223660noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2269059345968232781.post-78490511258711735482008-05-16T15:38:00.000-03:002008-05-16T15:38:00.000-03:00Excelente o seu artigo, seguem algumas observações...Excelente o seu artigo, seguem algumas observações.<BR/><BR/>1) Táxi: existe uma minoria de taxistas (os que têm pontos nas quadras e no Aeroporto) que se opõem à concessão de descontos. Os táxis que operam pelo telefone é que ofereciam descontos. Infelizmente a mentalidade dos taxistas do DF é faturar R$ 50 uma vez por dia e ficar jogando baralho na fila do Aeroporto em vez de R$ 10 vinte vezes por dia, trabalhando de verdade.<BR/><BR/>Eu não tenho carro. Minha esposa e eu íamos da 203 Sul para a Esplanada de táxi duas, até três vezes por semana. A corrida saía R$ 6 enquanto o ônibus era R$ 4. Valia a pena a diferença de R$ 2 pelo conforto e rapidez. Quando acabou o desconto, andamos uma vez, foi R$ 9. Desse dia em diante nunca mais colocamos os pés em um táxi em Brasília. Até para ir ao aeroporto pedimos carona aos amigos, coisa que nunca fizemos antes. Não é que a gente não possa pagar esse preço. É boicote mesmo.<BR/><BR/>2) Integração: o problema não é ter estações ao lado dos terminais rodoviários, aliás essa integração é necessária para atender aos locais onde o metrô não chega. O problema é que essa integração não existe e o usuário prefere pagar R$ 3,00 por um ônibus direto do que R$ 4,00 para pegar ônibus mais metrô.<BR/><BR/>3) Metrô: a ineficiência do metrô vem da forma como foi construída a cidade de Águas Claras, que deveria ter nascido justamente para desenvolver o "cerradão" no eixo ao longo do metrô. Mas, em vez de se construírem prédios simples sem garagem (como os das 400 Norte e Sul), são verdadeiros clubes de luxo com 2 ou até 3 vagas por unidade. Não precisa ser nenhum gênio para saber que uma família com 3 carros jamais usará o metrô. E em vez de reservar áreas para escritórios, hotéis e outros negócios que demandassem transporte público, fez-se uma cidade dormitório onde só se vêem supermercados, padarias, farmácias...<BR/><BR/>4) Obras: ônibus transitando no canteiro central são uma boa solução e comuns em vários locais do mundo. Vamos ver se a pista nova da BR-020 terá faixas para ônibus também. Quanto às portas, é fácil fazer ônibus com portas dos dois lados.<BR/><BR/>5) Eixão: hoje o Alberto Fraga disse que quem quiser pode ir ao parque. Quero saber que parque fica a 50 m do meu prédio como o Eixão. O Secretário acha que todo mundo tem um carro para ir até o parque, com bicicleta e tudo, já que ciclovia no Plano Piloto não existe.Rodrigo Novaeshttps://www.blogger.com/profile/14856507359314563313noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2269059345968232781.post-51606644938996336432008-05-15T10:23:00.000-03:002008-05-15T10:23:00.000-03:00Ainda tem mais uma: conseguiram, não sei com que a...Ainda tem mais uma: conseguiram, não sei com que argumentos, culpar o "Eixão do Lazer" pelos engarrafamentos.<BR/>Eixão do Lazer é um projeto cultural-esportivo implantado há 17 anos com total apoio da população do DF, porque se trata de uma iniciativa diferenciada e democrática, um espaço para a cultura, a arte e o esporte.<BR/>Constitui-se no fechamento do Eixão Central ao trânsito de veículos nos domingos e feriados, abrindo este espaço aos atletas, artistas e cidadãos comuns, suas crianças, seus cachorros, papagaios e piriquitos...<BR/>Porque fechá-lo, já que não há registro de engarrafamentos nos domingos ou feriados? Insanidade!...<BR/><BR/>Fernando CésarAnonymoushttps://www.blogger.com/profile/07897672101438312423noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2269059345968232781.post-3536584294963935982008-05-14T13:26:00.000-03:002008-05-14T13:26:00.000-03:00O seu artigo está perfeito. Concordo com tudo e at...O seu artigo está perfeito. Concordo com tudo e até sugiro como resposta ao questionamento uma frase muito semelhante à própria pergunta. Basta excluir a interrogação e substituir a conjunção alternativa "ou" pela aditiva "e" (Brasília: Antipolítica pública, desgoverno e incompetência). <BR/><BR/>Infelizmente, né!??<BR/><BR/>Reinaldo CruzReihttps://www.blogger.com/profile/10989615234924413964noreply@blogger.com