quinta-feira, 4 de janeiro de 2018

Correr Descalço é seguro?



O corpo humano se desenvolveu ao longo de milhões de anos andando e correndo descalço na natureza. Portanto, o sistema ortopédico e muscular não estão condicionados para funcionar bem quando usamos calçados, mesmo que a sola e o salto sejam baixos e cheios de tecnologias. Nascemos descalços e a maneira natural de andar e correr é descalço.

Não se trata de negar a importância do calçado, especialmente como proteção para os pés, mas apenas esclarecer que o corpo humano funciona melhor sem ele. Obviamente, se você está acostumado a usar sapatos durante toda a sua vida, você se tornou dependente. Portanto, se pretende adotar a prática de caminhar e correr de maneira saudável, colocando os pés no chão, é importante ter um pouco de preparação antes de se livrar do vício do sapato.

Eu faço treinos e práticas de corridas descalças há mais de 29 anos, tendo passado por experiências com grupos de diferentes idades e costumes esportivos por cerca de quinze anos no Brasil, assim como no Canadá e nos Estados Unidos.

É importante ressaltar que essa modalidade de prática esportiva cresceu muito nos últimos quinze anos, especialmente entre atletas bem informados que apreciam a natureza e, também, entre aqueles que têm interesse em respeitar a constituição ortopédica natural do próprio corpo.

Eu participo de muitas corridas de rua e venho observando um aumento do número de atletas que adotam a corrida natural em muitas partes do mundo, tanto no Brasil, onde já corri em pelo menos 12 cidades, além de Santiago do Chile, Buenos Aires, Paris, Londres, Madri, Toronto, Montreal, Long Branch - NJ.

Riscos de treinar em pistas:

Nas pistas externas, apenas evite três coisas:

1) Pavimentação quente, devido ao sol;
2) Pedregulhos soltos e cascalho;
3) Cacos de vidro.
No mais, pise firme e vá adiante, de forma gradual.

Mais informações AQUI
.

Equipo de corredores descalzos de Brasília - Brasil

Riscos de treinar em esteira mecânica



Não há nenhum risco em correr na esteira, pois estas têm superfícies projetadas para proporcionar total aderência e segurança em contato com a sola dos pés. Os riscos de choque elétrico são absolutamente improváveis, pois o sistema elétrico do equipamento é isolado do contato, tanto do pé descalço quanto do calçado..

Mais informações AQUI.

Ver minhas experiências em seis países

Ver como treinar indoor



Corriendo la Media Maratona Internacional de Brasillia - 2017
Veja as recomendações dos especialistas:

1. "Não há riscos ou danos na corrida descalço, seja em pistas pavimentadas, areia, grama ou esteiras mecânicas. Pelo contrário, a corrida descalço reduz o risco de torção do tornozelo, bem como lesões na sola dos pés e lesões crônicas nas pernas e articulações" (Michael Warburton, fisioterapeuta e maratonista, pesquisador de biomecânica no Laboratório de Biologia Esquelética da Universidade de Harvard em um artigo de 2011 no International Journal of Sports Medicine).

2. "O pé é anatomicamente adaptado para andar e correr descalço. O tênis, assim como qualquer outro acessório, da mesma forma que acontece com uma prótese, requer adaptação para ser utilizado sem prejuízo à saúde" (Dra. Mariana Ferreira, pesquisadora, autora de estudos sobre anatomia e a saúde do pé (Universidade Estadual de Santa Catarina).

3. "Muitas dessas propagandas são enganosas. Algumas marcas até anunciam o máximo de absorção de impacto e propulsão. Acontece que são conceitos físicos antagônicos, ou seja, se há absorção máxima não há propulsão" (Júlio Cerca Serrão, pesquisador do laboratório e professor da Escola de Educação Física e Desportos, da USP, sobre a propaganda do tênis. Veja também: Desafie seu limite e o CNPq).

4. "O aumento na altura dos calcanhares e solas dos pés (devido ao uso de calçados) causa instabilidade e mudanças no padrão normal de andar que, com o tempo, podem trazer consequências nocivas" (H.Marrifield, da Texas Tech University, após uma investigação realizada em 1971).

5. "Não estamos dizendo às pessoas para correr descalço. O que eu quero dizer é que nenhuma sola especial controla o impacto, porque eles não são tão especializadas quanto a sola do pé"(Alberto Carlos Amadio, Pós-Doutorado e Livre Professor em Biomecânica e Educação Física da USP, após concluir uma investigação na qual estudou o quatro principais marcas de tênis no mercado (Nike, Asics, Topper e Reina) e não identificam qualquer vantagem em relação ao desempenho do atleta, nem à saúde do pé).



* Malcyn Dukia é Engenheiro Mecânico e Engenheiro Industrial, Administrador de Empresas, MBA em Gestão Governamental e Ciência Política, Especialista em Informática, ex Diretor de Auditoria do Governo Federal, Ex Presidente de Processos Administrativos da Agência Nacional de Aviação Civil, Coordenador Geral de Modernização e Tecnologia nos Ministérios da Justiça e do Trabalho e Emprego, pesquisador autodidata em Nutrologia e Nutrição Esportiva, História e Sociologia, Meio-Maratonista, MM

Nenhum comentário: