sábado, 9 de junho de 2018

Brasil x Argentina

A mídia brasileira força a barra na tentativa de banalizar o nosso país vizinho há décadas. Mas será que as qualificações atribuídas a eles procedem?
Vejam as comparações em relação a alguns aspectos conjunturais e tire suas próprias conclusões:

Economia:
1.   A Argentina recorreu ao FMI pedindo US 50 bilhões para sanar a sua economia, mas o Brasil pediu 110 bilhões dos anos 90.
2.   A Argentina, com um território equivalente a 1/4 do nosso, do qual 1/3 é improdutivo por causa das cordilheiras e da neve, já foi a 5ª economia mundial e o Brasil gigante nunca chegou perto disso.
3.   A hiperinflação argentina está em torno de 23% a.a., mas a nossa, antes de FHC, chegou a 2.478% a.a (recorde mundial histórico, 11 vezes maior que a deles).
4.   A moeda Argentina foi equiparada ao Dólar americano por várias décadas.
Social e Política:
5.   A ameaça comunista levou mais tempo para assumir o poder na Argentina e foi derrubada um ano antes do que no Brasil.
6.   A população argentina não emigra para outros países, a não ser na condição de profissionais de alto nível ou investidores, diferentemente de milhões de brasileiros.
7.   A sociedade argentina é organizada por tradição cultural, sem a manipulação de sindicatos.
8.   Greve na Argentina acontece em absoluta harmonia, com ruas semi desertas, tal como nos países europeus, enquanto no Brasil, sempre se traduz em baderna e caos.
9.   A qualidade de vida da população idosa é infinitamente melhor que no Brasil e, até mesmo, que na maioria dos países.
10. O respeito e os cuidados da população com idosos, crianças e mulheres grávidas é algo inédito.
11.    A qualidade e o preço do transporte público na Argentina não tem paralelo em nenhuma capital brasileira.
12.    A proporção de argentinos na miséria é infinitamente menor que no Brasil.
13.   O desemprego na Argentina (8%) está 50% abaixo do nosso (12%), sendo que, além disso, eles não incluem beneficiário de “bolsas” como se fossem "empregados".
Educação/Formação:
14.   As crianças argentinas recebem educação bilíngue desde a primeira infância, que não existe no Brasil.
15.   O sistema educacional básico e secundário argentino preserva no currículo várias disciplinas de formação cívica, moral, ética e de valores nacionais, que no Brasil se foram abandonadas.
16. As escolas primárias e secundárias argentinas mantém regime disciplinar rigoroso e exigem o uso de uniformes clássicos, a maioria com blaser e gravata, coisa que no Brasil se acabou há décadas.
17.   A Argentina mantém várias Universidades entre as melhores no ranking mundial, enquanto o Brasil nunca teve nenhuma.
18.   A maioria dos cursos superiores argentinos são reconhecidos em praticamente todo o mundo, enquanto os diplomas brasileiros não são aceitos.
Cultura:
19.   A Argentina tem cinco vezes mais livrarias do que o Brasil.
20.   A Argentina tem três prêmios Nobel e o Brasil nenhum.
21.   As cidades argentinas são repletas de parques e praças com quadras e Arenas esportivas lotados nos fins de semana, coisas que no Brasil é muito raro.
22.   A quantidade de ciclovias de Buenos Aires não se equipara a nenhuma capital brasileira.
23.   Os argentinos preservam, com muito orgulho, os valores sociais e o nacionalismo, que no Brasil já acabou.
Segurança/Violência:
24.   Na Argentina acontece uma morte por ano a cada 100 mil habitantes e no Brasil é o dobro (2 mortes/ano/100 mil).
25.   A violência urbana, roubos e assaltos na Argentina é ínfima, se comparado com o Brasil.

...

Marcio Almeida é Engenheiro Mecânico e Engenheiro Industrial, Administrador de Empresas, MBA em Gestão Governamental e Ciência Política, Especialista em Informática, Especialista em Direito Administrativo Disciplinar, ex Diretor de Auditoria Legislativa e ex Presidente de Processos Disciplinares na Administração Federal Brasileira, Diplomado da Escola Superior de Guerra, MM, Escritor, Músico Amador, Meio-Maratonista, pesquisador autodidata em Nutrologia e Nutrição Esportiva, História e Sociologia.

Nenhum comentário: