segunda-feira, 5 de novembro de 2018

Entenda as incríveis proporções do nosso Universo


Para compreender as reais dimensões, temos que fazer uma redução de escala. Então, imaginemos a Terra como se fosse uma esfera de 1,0 metro de diâmetro. Imaginemos essa esfera localizada na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.
         



Nesta Escala:
  • A Lua seria como uma bola de futebol, localizada a 30 metros de distância dessa esfera.
  • O Sol seria uma balão gigante, com 109 m de diâmetro, no Aeroporto de Brasília (a 11 km de distância).
  • Plutão seria do tamanho de uma bola de futsal (17 cm), localizada no centro de Uberlândia.
  • Alfa Centauro, o sistema planetário mais próximo, seria um pequeno conjunto de objetos perdidos no espaço vazio, à inimaginável distância de 3,2 milhões de quilômetros (oito vezes mais que a distância real da Lua).
  • Outra comparação para melhor entendermos: se reduzíssemos ambos os sistemas planetários do Sol e de Alfa Centauro ao tamanho de moedas de 1 Real, uma estaria localizada em Brasília e a outra em Paris, separada pela gigantesca distância de 8.600 km de espaço sideral vazio.

Voltando à Esfera-Terra de 1 m de diâmetro, lá na Esplanada:
  • A estação espacial internacional seria como uma minúscula bactéria (com 9 milésimos de milímetro), localizada a 3 cm de distância dessa Esfera-Terra - A Lua está mil vezes mais longe que isso).
  • A atmosfera respirável seria uma camada imperceptível sobre a superfície dessa esfera, com menos de meio milímetro de espessura.
  • A crosta rígida que recobre o magma incandescente e que forma os continentes seria uma finíssima casca com espessura de 2,5 milímetros (proporcionalmente três vezes mais fina que a casca de um ovo).
  • As Fossas Marianas (ponto mais profundo dos oceanos) teria imperceptíveis 0,8 milímetros de profundidade - os oceanos seriam uma película insignificante).

* Marcio Almeida é Engenheiro Mecânico e Engenheiro Industrial, Administrador de Empresas, MBA em Gestão Governamental e Ciência Política, Especialista em Informática, ex Diretor de Auditoria do Governo Federal, Ex Presidente de Processos Administrativos da Agência Nacional de Aviação Civil, Coordenador Geral de Modernização e Tecnologia nos Ministérios da Justiça e do Trabalho e Emprego, pesquisador autodidata em Nutrologia e Nutrição Esportiva, História e Sociologia, Meio-Maratonista, MM

Nenhum comentário: