Márcio Almeida
Histórico Profissional
Além de ter consolidado importante patrimônio técnico e intelectual, obtido por meio de uma vasta formação acadêmica, este profissional também vivenciou diversas experiências de grande êxito, conforme se constatará ao longo da presente apresentação. Com base nestes atributos, coloca-se no mercado com o propósito de colaborar no contínuo processo de desenvolvimento administrativo dessa sua instituição.
1 - Apresentação e Formação Básica
Márcio Almeida é servidor público federal ocupante do cargo de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, admitido em 1988 por concurso público nacional, no qual concorreram cerca de 750 candidatos por vaga (Vide Aqui).
Registre-se que essa carreira integra o contingente de servidores responsáveis pela "formulação, implementação e avaliação de políticas públicas", competindo-lhes, ainda, o exercício de "direção e assessoramento em escalões superiores da Administração Direta e Autárquica", conforme determina a Lei 7.834/89). Ou seja, trata-se do grupo de servidores que ocupam o mais alto nível na estrutura técnica do governo, interagindo sob os escalões de nível político, com missão de compatibilizar as determinações políticas de governo com os recursos técnicos e humanos da estrutura administrativa do Estado.
Cabe ressaltar que, antes de seu ingresso na Administração Pública Federal, este profissional atuou por cerca de 13 anos em empresas multinacionais do estado de Minas Gerais, conforme se descreverá em seguida. Ao longo deste período, o mesmo simultaneamente se graduou em Engenharia Mecânica com complementação em Engenharia Industrial e, adicionalmente, em Administração de Empresas.
2 - Atuação na Iniciativa Privada
Ao longo desses 13 anos na iniciativa privada, este profissional fez uma carreira bastante diversificada e marcada pelo contínuo crescimento e desenvolvimento técnico especializado. Iniciou sua carreira na empresa Mafersa, fabricante de equipamentos ferroviários, onde foi admitido como Desenhista Mecânico e, logo em seguida, veio a ser promovido a Planejador de Produção Industrial. Depois, transferiu-se para a empresa Toshiba do Brasil S.A., onde iniciou como Auxiliar Técnico e, depois de cerca de três anos, despediu-se como Engenheiro Mecânico, Chefe do Departamento de Produção Mecânica.
Em seguida, optou por um período de dedicação exclusiva na realização do curso de pós graduação em Administração, com regime de tempo integral. Ao final, ingressou na empresa siderúrgica Mannesmann S.A (Atual V&M Tubes do Brasil) no cargo de Analista de Tempos e Métodos), vindo a ser promovido, logo em seguida, por meio de um rigoroso processo seleção interna, ao cargo de Analista de Sistemas de Informação. Neste cargo, liderou equipes de desenvolvimento de sistemas de alto grau de complexidade, especialmente nas áreas de recursos humanos e de produção industrial, integrando diversas empresas do Grupo sediadas no Brasil com a matriz alemã.
Simultaneamente à essa atividade profissional, buscou aprimorar sua formação e ampliar as perspectivas em relação aos ramos de atividade de maior interesse, vindo as se especializar nas áreas de sistemas de informação, finanças e marketing, inicialmente por meio do curso de pós-graduação em Análise de Sistemas e Informática, ministrado pela Universidade Federal de Minas Gerais com um total de 664 horas-aula e, em seguida, o curso de pós graduação em Administração de Empresas com foco em Finanças e Marketing, ministrado pela Fundação João Pinheiro, de Minas Gerais.
3- Atuação na Administração Pública Federal
Após a sua aprovação no concurso de ingresso à Administração Pública Federal, o primeiro requisito para a posse em definitivo no cargo foi o Curso de Especialização em Políticas Públicas e Gestão Governamental, com status de Mestrado Profissionalizante, ministrado pela Escola Nacional de Administração – ENAP. Este curso, realizado ao longo de 9 meses em regime de dedicação exclusiva, totalizou uma carga horária de mais 2.600 horas, cujo objetivo primordial era capacitar os participantes para o exercício de gestão estratégica e política nos altos escalões da Administração, das entidades federais e de empresas públicas.
Empossado no cargo vieram, então, outras especializações de menor carga horária, porém não menos importantes, tais como o curso de Planejamento e Governo ministrado pelo Professor Doutor Carlos Matus, da Fundación ALTADIR, da Venezuela em 1997/98, bem como o curso de Aperfeiçoamento em Políticas Públicas e Gestão Governamental, pela ENAP, em Brasília (1994), o curso de Relações Humanas na Empresa e Liderança, pela "AMM - Consultoria" - Belo Horizonte (1988), Desenvolvimento e Segurança Nacional, pela Associação de Diplomados da Escola Superior de Guerra (1984), além de outros relacionados à área de gestão e qualidade, tais como o curso de Formação de Instrutores do Programa de Qualidade e Melhoria de Gestão do Governo Federal e de Formação de Avaliadores do Prêmio de Qualidade do Governo Federal, além do curso de Fundamentos e Conceitos da Gestão Pela Qualidade.
A primeiras função gerencial assumida na Administração Pública Federal tinha como responsabilidade principal a modernização administrativa da Delegacia do Ministério da Fazenda em Minas Gerais, por meio da adoção de metodologias informatizadas, especialmente daquelas que propiciassem melhores condições à gestão de recursos humanos, uma vez que os processos arcaicos utilizados à época impunham severas dificuldades aos dirigentes regionais, não só no âmbito da Delegacia de Minas Gerais, mas de todas as unidades descentralizadas do Ministério da Fazenda em todo o país. Por conseqüência dos resultados desse trabalho desenvolvido ao longo de cerca de dois anos naquela função, foi convidado a liderar uma equipe cuja missão era customizar o sistema desenvolvido inicialmente para a Delegacia de Minas Gerais, denominado GRH (Sistema de Gestão de Recursos Humanos) implantando-o, em seguida, nas demais 26 Delegacias Regionais do Ministério da Fazenda.
Concluído esse processo, o servidor foi convidado a assumir, na Secretaria da Administração Federal da Presidência da República, em Brasília, a Coordenação Geral do Sistema Integrado de Administração de Pessoal Civil da União - SIAPE, com a missão precípua de propor um novo projeto para este sistema, cujas bases tecnológicas eram bastante ultrapassadas. O objetivo era o desenvolvimento de novos instrumentos que propiciassem aos órgãos e entidades federais uma melhor gestão funcional do contingente de pessoal, viabilizando ferramentas eficazes para um controle mais rigoroso no processamento da folha de pagamentos, bem como maior controle gerencial, estatístico e de auditoria.
Contudo, embora tenha sido constituída uma equipe de alto nível para essa missão, por meio de recrutamento criterioso e capacitação de especialistas de diversas áreas em técnicas de modelagem de dados, projeto lógico e físico e desenvolvimento de sistemas, além de grandes nomes da gestão de pessoal de vários órgãos federais, após alguns meses houve uma mudança de estratégia política do governo, que passou a priorizar a unificação da folha de pagamentos, uma vez que diversos órgãos da Administração Federal, especialmente as Instituições Federais de Ensino, insistiam em manter sistemas de folhas de pagamento próprios que, muitas vezes, não cumpriam a contento algumas normas e regras da Administração.
Diante dessa nova prioridade, o servidor foi convidado a assumir a unidade de Auditoria de Recursos Humanos do Ministério da Administração Federal, cuja missão específica, além de promover uma profunda revisão dos procedimentos de pagamento de pessoal e identificar os casos de acumulações ilícitas de cargos públicos, tinha ainda como prioridade a aferição da qualidade, do grau de segurança e da legalidade dos sistemas de processamento das folhas de pagamentos daquelas instituições, que relutavam em aderir ao cadastro unificado e ao processamento centralizado.
Assim, após assumir mais esta missão e constituir uma equipe de altíssimo nível, muito bem preparada tecnicamente, este servidor desenvolveu uma ampla campanha que consistia na realização de auditorias operacionais destinadas a aferir e qualificar os sistemas próprios de folha de pagamento de cada uma das instituições que até então não haviam aderido ao processamento centralizado da folha de pagamentos. Por meio desta ação, municiou o governo com informações e elementos que propiciaram, como conseqüência, a adesão dessas instituições ao sistema unificado. Além disso, como resultado dessa mesma campanha, identificou-se centenas de casos de acumulações ilícitas, tanto na própria Administração Federal, como entre esta e as administrações estaduais e municipais das principais cidades brasileiras.
Ressalte-se que o exercício dessa função, além de profundo conhecimento de sistemas de informação, exigia também muita capacidade de negociação, habilidade e, sobretudo, prática e técnica gerencial de alto nível! Ressalte-se que este servidor chegou a liderar até 19 (dezenove) equipes de auditoria operacional formadas por especialistas em Recursos Humanos, Sistemas de Informação e Direito, dentre os quais, funcionários do Serpro, do Banco Central, além de servidores e dirigentes de vários órgãos federais e consultores especializados, todos focados na complexa missão de auditar, identificar impropriedades, propor soluções e, eventualmente, intervir em instituições da Administração Federal.
Somados aos importantes resultados práticos obtidos ao longo dos quase 5 (cinco) anos no exercício dessa função, outra iniciativa implementada nessa mesma ocasião constituiu-se numa das mais importantes soluções para os casos de acumulação ilícita de cargos públicos. Tratou-se da formulação dos artigos 120, 129 e 133 da Medida Provisória 1.573-7/97 que culminou na promulgação dos artigos de mesmos números da Lei 8.112/90, criando o Rito Sumário para o Processo Administrativo Disciplinar, redigido por este servidor, em articulação com a Consultoria Jurídica do Ministério da Administração.
Da mesma forma, a função assumida pelo mesmo em seguida, com atribuições mais afetas à área de informática, sistemas de informação e processos de negociação, também lhe proporcionou oportunidades profissionais únicas. Desta feita, à frente da Coordenação Geral de Organização e Modernização Administrativa do Ministério do Trabalho, desenvolveu vários programas e projetos voltados à melhoria da qualidade do atendimento nas Delegacias Regionais daquele Ministério, vindo, inclusive, a ser reconhecido pelo Prêmio Inovação na Gestão Pública da ENAP, em decorrência da implantação e pelo sucesso do Programa Alô Trabalho (veja condecoração neste link e cópia da reportagem anexa), tendo sido contemplado também com o reconhecimento do Programa de Qualidade do Governo Federal pelas melhorias implantadas nas Delegacias do Ministério do Trabalho do Ceará, do Rio de Janeiro e do Pará.
Ressalte-se, ainda nesta mesma linha, que Márcio Almeida foi reconhecidos em 1997, pela participação da formulação da Política de Recursos Humanos do Governo Federal (Veja matéria neste Blog) que ensejou profundas mudanças na gestão de RH, cujos pressupostos consistem na implantação de processos sistemáticos de avaliação de desempenho de funcionários, com vistas ao reconhecimento do mérito e com reflexo na remuneração. Por meio dessa política instituíram-se os fundamentos metodológicos consolidados e defendidos por importantes teóricos da gestão de pessoas, que até então não haviam sido incorporados à Administração Pública por falta de um projeto consistente de implantação. Veja o reconhecimento pela participação neste processo clicando em Avaliação por Competência – Reconhecimento.
Conforme visto, além da vasta experiência profissional em relação à gestão de Recursos Humanos, Sistemas de Informação e Processos de Negociação, incluindo a formação e mobilização de pessoal e de equipes, a modernização e melhorias na cultura institucional, a busca da qualidade e da excelência de gestão, são fatores que este profissional persegue com grande motivação.
Segue abaixo uma síntese dos dados curriculares, em ordem cronológica inversa.
Márcio Almeida
Síntese Curricular
Marcio Roberto de Almeida
Sumário Profissional
| |
Formação (Graduação):
|
Administrador de Empresas, Engo Mecânico, Engo Industrial.
|
Especializações
(Pós-Graduações):
|
Políticas Públicas e Gestão Governamental, Administração com ênfase em Produção e Marketing, Relações Humanas e Liderança, Gestão pela Qualidade, Análise de Sistemas e Tecnologia da Informação, Planejamento de Governo.
|
Áreas de Interesse:
|
Gestão Estratégica e de Política Empresarial, especialmente nas áreas de Recursos Humanos, Auditoria e Controle, Tecnologia da Informação, Comunicação Social, Processos de Negociação.
|
Último Cargo:
|
Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, Administração Pública Federa.
|
II - TÍTULOS ACADÊMICOS
1) Pós-Graduação: Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, pela ENAP Escola Nacional de Administração Pública, concluído em fevereiro/1990, 1ª Turma.
2) Pós-Graduação: Especialista em Análise de Sistemas, por convênio entre Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG/FUNDEP) e Departamento de Formação de RH da Mannesmann S.A. Concluído em 1984 (664 horas-aula).
3) Pós-Graduação: Especialista em Administração (Finanças e Marketing), pela Fundação João Pinheiro de B. Horizonte. Concluído em 1981 (615 horas-aula).
4) Pós-Graduação: Especialista em Produção, pela Fundação João Pinheiro de B. Horizonte. Área de concentração: Finanças. Concluído em 1982 (320 horas-aula).
5) Graduação: Administrador de Empresas, pela Faculdade Newton de Paiva, Belo Horizonte, MG. Complementação de Curso. Concluído em 1983.
6) Graduação: Engenheiro Industrial, pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Complementação de Curso. Concluído em 1983.
7) Graduação: Engenheiro Mecânico, pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Concluído em 1981.
8) Segundo Grau: Técnico Industrial de Mecânica, pela Escola Técnica Federal de Minas Gerais (Atual CEFET-MG). Concluído em dezembro de 1975.
III - HISTÓRICO PROFISSIONAL
1. Cargo: Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental: Na Adminisrtação Pública Federal do Brasil, admitido por Concurso Público nacional em 1988, lotado no Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.
Gerências Específicas Ocupadas no Governo:
1) Auditoria e Corregedoria na ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil desde Junho/2008;
2) Assessor da Presidência da ANAC de Março/2008 a Junho/2009;
3) Assessor da Secretaria de Gestão do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, de Outubro/2006 a Março/2008;
4) Diretor de Logística, no Ministério da Previdência Social, de Março/2006 a Outubro/2006;
5) Coordenador de Modernização, no Ministério da Justiça, de Agosto/2004 a Maio/2006;
6) Assessor Especial, na Secretaria Executiva do Ministério do Trabalho e Emprego, de Agosto/2003 a Agosto/2004.
7) Gerente de Projetos de Gestão, na Secretaria de Gestão do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão de Setembro/2001 a Junho/2003;
8) Coordenador-Geral de Recursos Humanos, no Ministério da Previdência e Assistência Social de Novembro/1999 a Junho/2001;
9) Assessor do Programa de Qualidade e Participação na Administração Pública Federal, no Ministério do Orçamento e Gestão entre Julho/1999 e Novembro/1999;
10) Coordenador-Geral de Informações Gerenciais, no Ministério da Previdência e Assistência Social, de Março/1999 a Julho/1999;
11) Coordenador-Geral de Organização e Modernização Administrativa, no Ministério do Trabalho, de Março/1998 a Março/1999;
12) Diretor de Auditoria de Pessoal Civil da Administração Pública Federal, no Ministério da Administração Federal e Reforma do Estado - MARE , de Junho/1994 a Novembro/1997.
13) Coordenador-Geral do Sistema Integrado de Administração de Pessoal Civil da União (SIAPE), na Secretaria da Administração Federal - SAF/PR, de Agosto/1993 a Junho/1994.
14) Chefe do Serviço de Planejamento, Modernização e Informática, na Delegacia do Ministério da Fazenda em Minas Gerais, de Dezembro/1990 a Agosto/1993.
15) Assessor Técnico de Planejamento e Desenvolvimento Organizacional, na Secretaria da Administração Federal - SAF/PR, de Fevereiro/1990 a Dezembro/1990.
2. Analista de Sistemas de Processamento de Dados: Na Mannesmann S.A., Usina Barreiro (Belo Horizonte - MG), de Agosto/83 a Maio/88. (Promovido da função anterior por concurso interno).
3. Analista de Tempos e Métodos: Na Mannesmann S.A., Usina Barreiro (Belo Horizonte, MG); de Junho/82 a Julho/83.
4. Engenheiro Mecânico de Produção (Chefe Depto. de Produção): Na TOSHIBA Do Brasil S.A. (Belo Horizonte, MG); de Março/1978 a Fevereiro/1981.
5. Planejador de Produção: Na MAFERSA - Material Ferroviário S.A. (B. Horizonte, MG); de Outubro/1976 a Dezembro/1977;
IV - CURSOS INSTITUCIONAIS E DE EXTENSÃO PROFISSIONAL
1) Formação de Avaliadores do Prêmio de Qualidade do Governo Federal;
2) Fundamentos e Conceitos da Gestão Pela Qualidade
3) Formação de Instrutores do Programa de Qualidade e Melhoria de Gestão do Governo Federal – PQGF: Entre 1997 e 98, Ministrados pela equipe de Consultores da Coordenação Executiva do PQGF;
4) Formação de Avaliadores do Prêmio Nacional de Qualidade: Em 1997, Ministrado pela Fundação Nacional para o Prêmio Nacional de Qualidade - PNQ;
5) Planejamento e Governo: Em 1994, Ministrado pelo Professor. Doutor Carlos Matus, da Fundación ALTADIR, da Venezuela;
6) Aperfeiçoamento em Políticas Públicas e Gestão Governamental: Em 1994, pela Escola Nacional de Administração Pública / ENAP - Brasília;
7) Desenvolvimento e Segurança Nacional: Em 1984, Pela Associação de Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG-MG), Delegacia Regional de Minas Gerais;
8) Relações Humanas na Empresa e Liderança: Em 1988, pela "AMM - Consultoria" - Belo Horizonte;
V - OUTRAS ATIVIDADES PROFISSIONAIS
1. Participação na realização de Cursos de "Formação de Instrutores" e "Formação de Avaliadores" do Prêmio de Qualidade e Melhoria de Gestão do Governo Federal - PQGF, na condição de Consultor PQGF – em 1998 e 1999;
2. Implantação do Programa de Qualidade e Melhoria de Gestão no Ministério do Trabalho Iniciativa reconhecida pelo Prêmio de Qualidade do Governo Federal na Categoria Prata para as Delegacias Regionais do Trabalho do Rio de Janeiro e do Ceará em 1998;
3. Apresentação de Teleconferência sobre Qualidade e Melhoria de Gestão Transmitida via Embratel para 28 auditórios em rede nacional (Novembro/98);
4. Autoria do Projeto que resultou no Artigo 133 da Lei 8.112/90 (Rito sumário para o Processo Administrativo Disciplinar);
5. Aulas avulsas ministradas no CTA - Centro Técnico Aeroespacial da Aeronáutica (S.J.dos Campos - SP), sobre Administração de R.H. no Serviço Público Federal (Setembro/1994, Abril e Março/1995 e Maio e Junho/1996);
6. Palestra apresentada no "II Encontro Nacional de Dirigentes de Recursos Humanos da Administração Pública Federal", sobre o SIAPE - Sistema de Administração de RH (Abril/1994);
7. Palestra apresentada aos Estagiários da Escola Superior de Guerra, sobre sistemas de administração de RH (ENAP - Maio/1994);
8. Co-Autor no desenvolvimento e na implantação do sistema GRH - Gerência de Recursos Humanos, do Ministério da fazenda, com implantação e treinamento nas Delegacias Regionais no Pará, Amazonas, Acre e Rondônia (fevereiro a Julho/1993);
9. Projeto e implantação de rede de computadores na Delegacia Regional do Ministério da Fazenda em Minas Gerais, com 27 (vinte e sete estações de trabalho (julho/93 a julho/94);
Brasília, Julho de 2013.
Nenhum comentário:
Postar um comentário