quarta-feira, 14 de junho de 2017

Maravilhas do Rock'n Roll - Anos 60/70: The Bad Fingers

THE BADFINGER: 
Belas lembranças do Rock'n Roll que a tragédia levou cedo demais:
Formada por três garotos de Liverpool, contemporâneos e conterrâneos dos Beatles, a banda embalou os sonhos e a alegria de muitos jovens no final dos anos 60 e início dos anos 70.

Paul McCartney se encantou tanto com o talento dos garotos, que autorizou as gravações da banda pela Apple Records e chegou a cogitar que eles seriam os sucessores dos Beatles. George Harrison convidou o guitarrista e compositor Pete Ham para tocar no legendário show dos Beatles no Madison Square Garden, em Nova York e John Lennon pediu ao mesmo Pete Ham que fizesse o solo de guitarra na gravação de "Imagine".

Em sua curta jornada, eles compuseram e gravaram canções sublimes, que encantaram milhões e despontaram em primeiro lugar nas maiores paradas de sucesso do planeta. 

Seus sucessos regravados por outros grandes artistas, teriam lhes rendido centenas de milhões de dólares, especialmente a fabulosa "Without you" que, segundo o próprio Paul McCartney, "talvez seja a mais linda canção de todos os tempos". De fato, em seguida, esse sucesso explodiu nas belas interpretações de Harry Nilsson e Mariah Carey.

Mas apesar de mundialmente conhecidos, vendendo milhões de discos, a banda acabou destruída em pleno auge do sucesso, com um final trágico, pela ganância de produtores desonestos, que se aproveitaram da inexperiência e da ingenuidade deles. 

Por causa de um contrato trapaceiro, assinado pelo empresário da banda com o mafioso disfarçado de produtor musical, Stan Polly, todo o faturamento proveniente de sucessos da banda, seria depositado na conta bancária deste.

Em consequência disso, os inexperientes rapazes do Badfinger se viram falidos, tendo seus contratos com gravadoras e promotores rescindidos, sendo despejados de suas residências e vendo os filhos expulsos da escola por falta de pagamento. 

Diante de tamanha decepção, o desespero levaram dois de seus membros ao suicídio: o cantor e guitarrista Pete Hams e o baixista Tom Evans.

https://youtu.be/Xoke1wUwEXY

Marcio Almeida é Engenheiro Mecânico e Engenheiro Industrial, Administrador de Empresas, MBA em Gestão Governamental e Ciência Política, Especialista em Informática, Especialista em Direito Administrativo Disciplinar, ex Diretor de Auditoria Legislativa e ex Presidente de Processos Disciplinares na Administração Federal Brasileira, Diplomado da Escola Superior de Guerra, MM∴, Escritor, Músico Amador, Meio-Maratonista, pesquisador autodidata em Nutrologia e Nutrição Esportiva, História e Sociologia.

Nenhum comentário: