sexta-feira, 11 de agosto de 2017

Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental - EPPGG

Breve Histórico da Carreira

Foto oficial da aula inaugural, em 11/08/1988.

No dia 11/08/1988, acontecia a aula inaugural do Curso de Formação da primeira turma de "ESPECIALISTAS EM POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO GOVERNAMENTAL - EPPGG", na Escola Nacional de Administração Pública - ENAP, em Brasília, dando início à história da mais emblemática carreira de estado da Administração Pública Federal Brasileira.

Era o primeiro ato de um dos projetos mais arrojados e mais ousados da Administração, qual seja:

- A implantação dessa nova carreira, cuja missão mais desafiadora, dentre tantas outras, era fazer a interface entre os cargos políticos do governo e a estrutura da máquina administrativa do estado, além de reduzir a prática secular da ocupação de cargos de direção por apadrinhados políticos despreparados e não profissionais.

Recém chegados a Brasília, após um rigoroso concurso público nacional, numa concorrência com mais de 850 candidatos por vaga, após vencermos as seis etapas eliminatórias de seleção, fomos recebidos pelo Presidente da República interino e pelo Ministro de Estado da Administração, para dar início ao curso de formação profissional em nível de mestrado, que duraria nada menos que 18 meses, em regime integral, perfazendo uma carga horária de mais de 2.600 horas/aula.

Entre os 120 aprovados, oriundos de praticamente todos os estados do Brasil, destacavam-se profissionais de alto nível das mais diversas carreiras de origem e detentores de uma eclética grade de especializações, pós-graduações, PHD's e até Pós Doutorado.

Para mim foi uma guinada radical! Eu deixara para trás mais de 14 anos de trabalho na indústria mecânica em Belo Horizonte, sacrificando o convívio com minha família, para enfrentar uma realidade totalmente desconhecida!

Trocar a bota e o capacete de Engenheiro pelo terno e gravata dos executivos dos altos escalões do governo; trocar o chão sujo de graxa das fábricas de Minas Gerais pelos tapetes do centro do poder em Brasília, eram coisas antes impensáveis e, por isso, me causavam uma certa insegurança.

Contudo, a tentação e a vontade de encarar de vez esse desafio, foram maiores que o medo e a incerteza!

As atribuições de alto nível, as competências e responsabilidades desafiadoras e, sobretudo, a oportunidade de poder fazer algo pelo meu país, tudo isso pesou mais.

E no dia 01/02/1990, depois de um ano e meio numa intensa academia de altos estudos de formação, foi empossada a primeira turma de pioneiros.


O Legado:

Hoje, olhando para trás, acho que fizemos pouco, se comparado àquilo que muitos de nós chegamos a sonhar algumas vezes! Mas fizemos o que foi possível fazer.

As mudanças e as conquistas podem não ter sido tão explícitas, mas foram infinitamente maiores do que gostariam aqueles que não nos desejavam atuando em posições estratégicas da administração de governo.

Eu, particularmente, sofri duros revezes! Tive a missão de enfrentar representantes da estrutura corrupta que predominou durante os últimos 16 anos de governo, processando administrativamente altos figurões e, no estrito cumprimento do meu dever, conforme me exigia a Lei, determinei as sanções necessárias, a maioria das quais, infelizmente, não foram cumpridas - como já era de se esperar.

Só que, ao invés dos louros pela missão cumprida em favor do bem público e da legalidade, pelo contrário, fui alvo de severas e perversas retaliações! Além de outros prejuízos de natureza moral e jurídica ainda mais graves, me impuseram, por mais de dois anos, uma espécie de "exílio" doméstico, impedido de trabalhar e de exercer o meu dever de ofício.

Entretanto, nosso legado está posto! A administração pública federal nunca mais foi a mesma de antes e nunca mais será! Principalmente no que diz respeito ao grau de profissionalização dos altos escalões técnicos e administrativos do funcionalismo, assim como no que diz respeito ao comprometimento dos servidores e dirigentes superiores com o interesse do estado e do bem comum.

Embora ainda haja muito a ser feito, os desmandos e a predominância dos interesses pessoais, partidários e políticos acima do interesse público, não serão tão fáceis como antes. Quebrou-se a hegemonia da defesa de interesses políticos dos governos de ocasião e dificultou-se a corrupção.

A jornada foi dura, mas fizemos história e plantamos a semente do que ainda poderá vir a ser uma administração pública isenta e definitivamente profissionalizada, apta para trabalhar em prol do bem comum e da sociedade brasileira, independentemente da linhagem político-partidária do governo em exercício.

O mérito é daqueles que sustentaram essa onerosa missão, à custa de muita persistência e dedicação, enfrentando tantos revezes na criação e na manutenção da carreira, passando por tantas desilusões e frustrações e, ainda assim, encararam os desafios, motivados pela ideologia e pelo sonho de poder fazer alguma diferença e pela vontade de ser protagonistas na construção de melhorias para o nosso país e para o povo brasileiro.

Deixo aqui as minhas saudações aos meus amigos-irmãos da primeira turma e a todos os demais que continuam chegando para integrar essa nobre carreira.

...

CLIQUE NOS ÍCONES ABAIXO E VEJA O ACERVO
DE IMAGENS DA CARREIRA




....
Marcio Almeida é Engenheiro Mecânico e Engenheiro Industrial, Administrador de Empresas, MBA em Gestão Governamental e Ciência Política, Especialista em Informática, Especialista em Direito Administrativo Disciplinar, ex Diretor de Auditoria Legislativa e ex Presidente de Processos Disciplinares na Administração Federal Brasileira, Diplomado da Escola Superior de Guerra, MM, Escritor, Músico Amador, Meio-Maratonista, pesquisador autodidata em Nutrologia e Nutrição Esportiva, História e Sociologia.

 


Nenhum comentário: